sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SAIBA COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO NA SUA EMPRESA

Para obter o sucesso e os bons resultados, as micro e pequenas empresas precisam se planejar ou mesmo traçar metas. Porém, esses objetivos precisam ser conciliados com os demais funcionários como forma de criar uma organização para garantir esse crescimento de forma duradoura e sustentável. Manter um bom canal de comunicação entre as partes é o melhor caminho de alcançar esses objetivos em comum.
Porém, afinar esse discurso entre dono e trabalhadores é missão extremamente difícil. Por outro lado, trata-se de uma das maneiras mais eficazes para mostrar a importância dos seus empregados na conquista do sucesso e no melhor desempenho da empresa.
Para facilitar essa sintonia e, como consequência, conseguir bons resultados, o Terra traz quatro dicas para uma MPE melhorar a comunicação com os trabalhadores:
Defina expectativas antecipadamente
Na hora de fazer um planejamento estratégico e delegar tarefas, é necessário deixar claro o que é esperado dos funcionários e como eles podem chegar a esse resultado. Expectativas claras dão um parâmetro para o acompanhamento do projeto e o retorno sobre o resultado obtido.
Dê autonomia para tomar decisões
Delegar tarefas é obrigatório para quem pretende levar a empresa ao crescimento. Com expectativas bem definidas, o empreendedor cria uma cultura em que os funcionários têm autonomia para tomar decisões focadas em levar a empresa para o objetivo comum. Além disso, essa iniciativa motiva os empregados chegarem a uma meta.
Crie uma base sólida de valores
Os valores representam aquilo que a empresa acredita e servem para orientar nas decisões. É o primeiro passo para definir o que é esperado, apesar da grande diversidade de competências e pontos de vista. Porém, essa base deve ser sempre a mesma. Se não há esse alinhamento, nunca haverá uma comunicação eficiente.
Transparência para prevenir problemas
Procure lidar com os problemas de forma transparente e de maneira a mostrar que os valores da empresa são importantes. Isso conquista a confiança dos funcionários e, em muitos casos, conquista os demais como uma verdadeira liderança que inspira as pessoas.

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