segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DEZ DICAS PARA AQUECER SUAS VENDAS NO NATAL

O fim de ano já está bem próximo. Com isso, a temporada de Natal também se aproxima como a principal esperança de movimentar a economia, impulsionada com a chegada do 13º salário. Para aproveitar a melhor data para as vendas, as micro e pequenas empresas que atuam no comércio ou como fornecedores das lojas se preparam como forma de garantir bons ganhos.
Com o aquecimento da economia, os empresários e donos de estabelecimentos estão com boas perspectivas para este ano. Apesar do cenário favorável para o setor na melhor temporada do comércio, as lojas precisam se preparar muito mais a fim de receber os clientes. O atendimento especializado, o gerenciamento dos funcionários, o reforço no estoque e a preocupação com a decoração estão entre os pontos em que é preciso ficara atento.
Outra boa arma para essa situação é também utilizar a experiência de Natais anteriores para traçar metas e estratégias. O Terra ensina dez passos para as lojas se prepararem e obterem bons ganhos nesse Natal.
1 – Qualifique a equipe
Prepare os vendedores tecnicamente para oferecerem as melhores soluções conforme a expectativa do cliente. Capacite também os funcionários em noções de marketing e vendas. O bom atendimento sempre influencia a decisão do consumidor.
2- Fique atento à rentabilidade
Nem sempre volume de produtos é proporcional à rentabilidade. Dependendo da mercadoria oferecida, a loja pode obter a mesma lucratividade ou até mais em relação à venda de mil unidades de outro produto com valor médio menor (como árvores de Natal em lugar de um videogame).
3 – Amplie o estoque
Mantenha o estoque mais reforçado no período, sempre compatível com a expectativa de vendas. Para isso, fique ligado nas previsões e nas tendências do mercado. Uma leitura freqüente dos cadernos de economia ajuda a identificar como as pessoas aplicam o dinheiro delas.
4 – Procure inovar
É a temporada em que o empresário deve ser mais criativo nas vendas e no relacionamento com os consumidores. Explore ao máximo as técnicas de marketing nas propagandas e nas ofertas.
5 – Ofereça opções
Pense em alternativas e forme mix de produtos com base nos itens mais procurados. Se prepare para atender a todos os perfis de clientes como forma de aumentar suas vendas.
6 – Tenha a internet como aliada
Atualize sempre o site com as novidades e as promoções para o Natal. E não deixe de responder e-mails e outros meios de contatos que você coloque em seu site. Lembre-se que as vendas online estão em constante crescimento, e que as pessoas que procuram você já estão decididas a comprar em sua loja. Falhar em atendê-las é o mesmo que perder a venda.
7 – Reforce a equipe
Contrate mais vendedores e funcionários para outras áreas, mesmo de forma temporária. Maior demanda exige mais trabalhadores como maneira de garantir boa logística no fluxo do estabelecimento.
8 – Facilite os pagamentos
Crie novas formas de pagamento na loja. Dê boas e variadas opções de parcelamento, que é um grande atrativo. Outra alternativa é garantir bons descontos para deixar os clientes mais fiéis.
9 – Alie pagamento com recebimento
Concilie os prazos de pagar as compras com o momento de receber das vendas. Negocie condições favoráveis com os fornecedores para não comprometer o capital de giro.
10 – Consulte o cliente
Pergunte ao próprio consumidor se a venda foi feita corretamente e se o mesmo está satisfeito. Se a resposta for sim, é boa maneira de garantir uma próxima venda, ou ainda a pessoa terá a loja sempre em mente quando for comprar novamente. Caso seja negativo, você ainda terá a chance de corrigir a rota a tempo.

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