sábado, 6 de novembro de 2010

Obama diz que Índia e EUA estão unidos contra o terrorismo



O presidente Obama e a primeira-dama Michelle fazem pronunciamento após visita ao Taj Mahal, em Mumbai
Foto: AFP

Estados Unidos e Índia estão unidos contra o terrorismo, afrmou o presidente Barack Obama neste sábado durante um discurso no Hotel Taj Mahal Palace de Mumbai, onde em 2008 ocorreu um violento ataque islamita.
Obama afirmou que sua decisão de iniciar sua visita pela Índia, no local dos ataques de novembro de 2008, demonstra "nossa determinação de dar a nosso povo um futuro de segurança e prosperidade. A Índia e os Estados Unidos permanecem unidos".
O presidente americano, que chegou pouco antes à capital econômica da Índia, elogiou o Taj Mahal como símbolo da "fortaleza" e "resistência" do país ante o terrorismo.
A Índia é a primeira etapa de um giro de dz dias por quatro países asiáticos (Índia, Japão, Coreia do Sul e Indonésia), destinada a defender a influência de Washington em uma região cujo dinamismo econômico poderá oferecer novas saídas para os produtos americanos e estimular o emprego nos Estados Unidos.
Trata-se da primeira viagem de Obama ao exterior desde que o Partido Democrata perdeu a maioria na Câmara de Representantes na terça-feira passada, nas eleições de meio de mandato, nas quais a situação econômica americana foi um dos motivos para a derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário