quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os 13 atributos da Misercórdia

1- Suportar com paciência o insulto e ser bom para aqueles que nos insultam.
2- Suportar com paciência os males feitos pelo nosso semelhante.
3- Perdoar o pecado e lavar as suas manchas.
4- Olhar para nós mesmos e para o nosso semelhante como se fosse um só. Desejar sempre bem nosso semelhante. Nunca dizer nada de negativo sobre ele e nunca desejar que ele sofra ou seja desonrado.
5- Não ficar zangado com os outros, mesmo quando eles persistem em pecar. "É um dever religioso", "encorajar (o semelhante) morosamente, e talvez e talvez esta forma de lidar com ele tenha sucesso". Numa senda paralela, o autor de Provérbios diz: " A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". E um sábio taoísta aconselhou: " Se não brigarmos com ninguém, ninguém pode brigar conosco".
6- Mostrar misericórdia para aqueles que nos ofendem ou provocam lembrando-nos das suas boas qualidades.
7- Não guardar ressentimento contra quem nos ofende. Se o nosso semelhante se arrepende de uma má ação, "devemos mostrar-lhe um maior grau de bondade e amor do que antes.
8- Lembremo-nos sempre do bem que nosso semelhante fez e esquecermo-nos do mal que ele fez.
9- Não odiar ou julgar aqueles que sofrem. Receber aqueles que sofrem e são castigados, e salvá-los dos inimigos. Não dizer de alguém que sofre: " O seus sofrimentos são o resultado dos seus pecados" - Mas ter compaixão.
10- Ser verdadeiro e integro.
11- Ir além da letra da lei quando lidarmos com os bons e os santos. Devemos escolher como amigos aqueles que são bons, e devemos ser extremamente compassivos e pacientes com eles.
12- Não nos comportarmos de forma cruel com os maus nem os insultar, mas ter misericórdia e tentar ajudá-los a melhorar.
13- Lembremo-nos das boas obras que os outros fizeram desde o dia do seu nascimento. Quando alguém é indigno, lembrarmo-nos de que houve um tempo -  mesmo que tivesse sido na sua infância - em que ele não pecou. Se nos habituarmos a pensar assim, todos serão considerados dignos das nossas orações e misericórdia.

Por Cordover .:.

Nenhum comentário:

Postar um comentário