quinta-feira, 8 de setembro de 2011

É Loucura Ficar Ofendido

Quando Estudei o Guia de Cordovero sobre como adquirir os 13 atributos da misericórdia, lembrei-me de um ensaio da autora de Mary Bake Eddy, a fundadora da ciência Cristã. Ele estabelece um paralelo com o conselho de Cordovero de não guarda rescentimento ou raiva, não importa quão possam ter sido as ações do outro. O seu ensaio, intitulado "Ficar ofendido", produziu um grande impacto em mim quando o li. A Senhora Eddy escreve o seguinte:

A flecha metal que é lançada do arco de outra pessoa é praticamente inócua, a menos que o nosso próprio pensamento a arme. É o nosso orgulho que faz com a crítica de outro seja exasperante, é a nossa vontade que faz com que o ato de outro seja ofensivo, é o nosso egoísmo que se sente ferido pela auto-afirmação de outro. Bem poderíamos nos sentir ofendidos pelos nossos próprios erros; mas não podemos nos sentir miseráveis pelas faltas dos outros.
Devemos lembrar-nos que o mundo é grande; que existem cem milhões de vontades, opiniões, ambições, gostos e amores diferentes, que cada pessoa tem uma história, constituição, cultura e caráter diferentes de todo o resto; que a vida humana é o trabalho, a interação, a ação e reação constantes sobre cada um destes diferentes átomos. Então, deveríamos avançar na vida com o mínimo de expectativas, mas o máximo de paciência; com uma Grande apreciação por tudo o que é lindo, grande e bom, mas com um temperamento tão agradável que a fricção do mundo não pudesse perturbar a nossa sensibilidade...

Nada a não ser nossos erros deveria ofender-nos. Aquele que tenta prejudicar outro de livre vontade é um objeto de piedade em vez de ressentimento.

Quando li este ensaio um grande peso foi levantado de cima de mim. Adotei logo ali a advertência de Jesus a Pedro. Era como se ele estivesse falando diretamente comigo: " Que te Importa a Ti? Segue-me Tu."

Descobri que Alguém me dissesse ou fizesse não poderia me ofender-me. Oh, que grande libertação foi essa!