quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

VEJA 4 PASSOS PARA ESCOLHER UMA LOGOMARCA

Antes de escolher uma logomarca para sua micro ou pequena empresa, o empreendedor deve tomar uma série de medidas para ser bem sucedido nessa seleção. Nas MPEs, é muito comum que a identidade se confunda com a personalidade e a vocação do próprio empresário.
Para ajudar você a definir sua logomarca, o Terra traz os passos para essa escolha:
Identidade: O empresário precisa definir a identidade da firma como forma de mostrar como será reconhecida no mercado. Pode parecer simples, mas esse processo é estratégico e irá nortear as empresas a todas as suas ações a partir de então. Faça-se algumas perguntas, como “como eu quero que minha empresa seja reconhecida no mercado? Algo que retoma uma tradição ou cria um parâmetro?” Isso ajuda a definir a cara da empresa.
Foco: Depois disso, é preciso identificar qual é a missão, a visão, os valores e a cultura da empresa. Esses fatores irão influenciar na formação e elaboração da logomarca da empresa, que será o cartão de visita e principal vitrine para atrair clientes. Vale a pena gastar algum tempo para definir isso.
Justificativa: Procure ser coerente com a identidade da empresa nas suas ações para justificar a logomarca escolhida. Ao longo do tempo, os clientes perceberão isso e farão essa associação na hora de adquirir um determinado produto ou serviço da empresa. Evite polêmicas (a menos que seja algo deliberado) que você não possa explicar de maneira convincente depois.
Slogan: Feito tudo isso, e não antes, a pessoa também pode elaborar um slogan para a marca. Prefira frases que não sejam muito grandes, nem nada clichê. O primeiro caso pode cansar quem lê, e o segundo passa a impressão de que a empresa não é lá muito original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário